Não existe só uma única coisa que vai resolver o seu problema, é um conjunto de coisas que vai mudando o resultado pouco a pouco, então muitas vezes foi pensado dentro da Casa Mineira ou dentro do QuintoAndar: “Isso aqui vai resolver, vai ser uma maravilha… isso vai mudar tudo” e em muitas oportunidades não dava certo, não resolvia como de desejo, era muito mais lento do que se esperava.
Desse pressuposto, seguia-se com outros olhares. Ou seja, o grande aprendizado é o de começar e testar rápido! Errou? Erra rápido, corrige, finaliza e vai pra próxima, mas também faça de tudo pra dar certo!
Todas essas iniciativas de muito sucesso, como a própria Secretaria de Vendas, passaram por muitas etapas, houveram muitos erros que foram ajustados, assim como o processo de criação do Departamento de Marketing, a criação de uma Central Telefônica interna da Casa Mineira, além do desenvolvimento do site e da Equipe de Tecnologia.
Às vezes, projetos começam de um jeito, até sem os passos seguintes bem definidos, mas o importante é começar. Não deu certo? Finaliza! E parte para outras frentes ou realize os ajustes para que os projetos possam seguir com assertividade!
Um outro aprendizado é o de confiar nas pessoas! Confiar no potencial delas, e muitas vezes até mais do que elas confiam no potencial delas mesmas.
Trazendo uma analogia: a gente não precisa de um Silvio Santos, quantos Silvio Santos você conhece, que começou como camelô e hoje é um grande empresário reconhecido nacionalmente e mundialmente? Talvez só ele. Ou, se existem outros, são poucos. Muito poucos!
A gente precisa pegar pessoas normais, com vontade, não pessoas incrivelmente extraordinárias, mas, sim, acreditar nelas, dar orientação, ser franco no feedback, ter carinho, ter atenção e dar a oportunidade para crescer. Então esse é um grande aprendizado que já entra um pouco no meu estilo de liderança: acredite nas pessoas! E, muitas vezes, acredite mais do que elas mesmas acreditam nelas.
Um outro aprendizado, também, é o de que a tecnologia não vem para substituir ninguém! E sim para empoderar o ser humano. O corretor ou o funcionário da empresa, são fundamentais para que a coisa aconteça.
A tecnologia vem para empoderar, aperfeiçoar, deixar o trabalho mais produtivo e ganhar escala. Então esse é um importante aprendizado que sentimos na prática! O tempero das relações, a forma de se comunicar é sempre imprescindível nas relações.
Um outro aprendizado é que a gente não é obrigado a falar, mas é obrigado a cumprir! Então, devemos, muitas vezes, pensar bem no que se fala, no que se vê, e cumprir o que você propôs, cumprir o que combinou.
Acredito que o combinado não sai caro, esses ajustes são importantes, mas o caráter do que é combinado deve ser cumprido, respeitado e alinhado sempre durante todo o período de trabalho.
Vai mudar o que combinou? Ou fazer algum ajuste? Isso também é possível, mas deve ser comunicado o motivo e chegar em um acordo. Impor novas realidades é extremamente danoso para a cultura empresarial de qualquer organização.
Velocidade para contratar, velocidade para alinhar e velocidade para agradecer (jeito carinhoso para demitir). Penso que se a gente muitas vezes dá uma oportunidade, devemos sempre alinhar a conduta rápido, se não corresponder, precisamos alinhar novamente, com mais velocidade ainda, mas se entendermos que a pessoa não está adaptada ao sistema, precisamos também ter a coragem para agradecer a participação dela no processo e a desligar da empresa.
Porque, afinal, ter uma equipe realmente com uma cultura muito forte, como defensores e guardiões dela, é fundamental! É um outro grande aprendizado que contribui e faz muito a diferença.
Poucas empresas e pessoas entendem realmente a importância da cultura, por ser intangível. Um “bom dia” caloroso, uma proximidade de conversa e abertura para feedback, o entendimento real e aberto das fortalezas e fraquezas da organização deixa a empresa viva e cheia de saúde, gerando resultados surpreendentes.
Se você quer alcançar uma jornada maior, lidere líderes. Seja um formador de líderes! Seja uma pessoa que forme outras pessoas para realmente as coisas acontecerem.
Acredito que a liderança servidora é o caminho. A gente fala que liderança é uma escolha. Então, se você é um líder, sirva aos outros, empodere os outros, deixe as pessoas melhores a cada dia, ajude-as para que sejam melhores do que você no que você faz.
É esse o objetivo: esteja cercado de boas pessoas, crie um ambiente saudável e legal de se trabalhar, com uma cultura forte, com competência e dê oportunidade para essas pessoas.
Sem dúvida, a oxigenação da equipe é muito importante com a atração de pessoas competentes, mas antes disso a lição de casa para formar seus talentos é ainda mais importante.
Evitar a rotatividade e gerar o engajamento pelo senso de pertencimento é fundamental. Se as pessoas passam mais tempo trabalhando do que, muitas vezes, com seus familiares, o senso de pertencimento se conecta com a cultura empresarial de uma forma incrível.
Olhe para dentro de sua organização. A atuação de Admar e a oportunidade que recebeu dentro da Casa Mineira pelos fundadores Ivan e Santos, é um ótimo exemplo disso. A oportunidade deve ser dada para todos, mas nem sempre todos acreditam e conseguem agarrar verdadeiramente, mas a responsabilidade de criar, manter esse ambiente propício é da liderança, valorize quem entende e dê a oportunidade para quem se destaca.
Nada supera a força do trabalho. Se você tem disciplina, força de vontade, vontade de vencer, a coisa realmente acontece. Em conversas com profissionais de venda, geralmente uso como descontração a fala de que se a pessoa que trabalha direitinho; sai muito, mostra muitos imóveis, acompanha bem o cliente; ela pode dar azar e ainda vai vender!
“Dá azar e vende”: não precisa nem de sorte! Porque se tudo é feito da forma correta, se segue devidamente o passo a passo, a venda é simplesmente uma consequência. Então, a sua força de trabalho, a sua produtividade, ela vai realmente acontecer se seguir uma cartilha de sucesso, seguir uma disciplina, uma metodologia que realmente gere resultado.
Existe um termo que criamos e que eu gosto muito, destacando esse estilo de liderança, que é a planejação (planejamento + ação). Basicamente, quer evidenciar a importância de planejar e já partir pra ação!
Mas, claro, não planeje demais também. Afinal, planejamento sem ação não vale muito. Ficar apenas nas análise de números, buscando planejamentos infindáveis e não partindo para a ação vai deixar tudo da mesma forma, estagnado.
Então comece, planeje, parte para ação e vá organizando de novo! Se necessário (e sempre vai ser), planeje de novo, reveja o que não funcionou e vá novamente para a ação.
Porque muitas vezes só se fica no planejamento e não vai para ação ou atua apenas no fazejamento (fazer + planejar), sai fazendo e planejando, mas, pela minha larga experiência, esse também não é o caminho.
Então foque nesse termo, a planejação, e dê o pontapé para mudanças que poderão chegar aos resultados desejados!
Acredito que na Liderança Servidora você deve realmente estar disposto a servir o próximo! Com a mentalidade de que, mesmo sendo o líder, não são os outros que estão trabalhando para você. Pelo contrário, você como líder tem que estar trabalhando para eles, você tem que estar trabalhando para os seus liderados, facilitando o dia a dia deles!
Liderar é uma escolha, e se escolher isso, escolheu servir, estar disponível, ser ouvinte, sincero, alinhar e acreditar no desenvolvimento humano. Se não está nessa linha, não há liderança.
É uma troca e deve-se acreditar nas pessoas, empoderar essas pessoas. Para crescer, é necessário delegar, é necessário acreditar que as pessoas podem fazer mais e empoderá-las nesse sentido de que elas são capazes.
Então, com essa visão, não tem jeito de conseguir o sucesso sem esse empoderamento, sem realmente estar disposto a descentralizar, estar disposto a dar essas oportunidades para as pessoas ao seu redor. Com muito alinhamento e muito feedback!