Visão de negócios
apurada

Visão de negócios apurada

Primeiros passos já com uma visão de negócios apurada

Admar Cruz, natural de Belo Horizonte, que apesar de ter nascido e ser criado na capital mineira, hoje em dia já não tem o mesmo sotaque, mas continua como um bom mineiro no coração com entendimento de que o Brasil é sua casa, por tantos bons contatos que construiu durante anos de jornada.

Dessa forma, desde jovem, sempre estudou na cidade e também fez boa parte da sua carreira que começou como corretor de imóveis. Essa trajetória teve início quando o Admar, ainda jovem, fez a prova para ser corretor antes mesmo de entrar no mercado imobiliário.

A ideia de se tornar corretor surgiu quando sua mãe precisou trocar de apartamento e ele começou a observar essa oportunidade, uma espécie de abertura no mercado, na qual dava para ganhar dinheiro, tendo em vista, naquele momento, um ambiente com grande ausência de profissionais preparados. Todo esse feeling surgiu já antes dos 20 anos completados, assim, decidiu seguir esse caminho. 

E em um desses encontros da vida, o Admar teve uma conversa com o pessoal da Casa Mineira, com os fundadores Ivan Silva e José Santos,  com o objetivo de virar corretor, mas, na época, não possuía carro, quesito necessário para se tornar um corretor parceiro da Casa Mineira.

Mesmo assim, ele entendia que aquela era uma boa oportunidade de crescimento, em uma empresa com um ambiente organizado e boa estrutura. Foi ali que seu olho brilhou para essa grande oportunidade. Logo, decidiu que todo o esforço para fazer parte daquele time valeria a pena. Foi quando conseguiu um dinheiro emprestado para comprar o carro, tudo isso em 2017, aos 21 anos.

Período na Casa Mineira

Com o carro disponível e as portas abertas, Admar se tornou corretor parceiro da Casa Mineira e em menos de 3 meses conseguiu fechar o pagamento do carro, já iniciando essa empreitada com muito sucesso, esforço e trabalho. 

No começo foi mais difícil, como realmente é neste segmento, mas em pouco tempo conseguiu bons resultados atuando na área. Ele deu início na carreira como corretor em fevereiro de 2007 e já em agosto do mesmo ano estava ganhando o primeiro lugar em vendas mensal na empresa. Nessa fase, Admar contava com a importância de uma liderança inspiradora de Denilson Rodrigues, corretor líder que fechava suas vendas. 

Foi aí que ele teve a convicção de que poderia realmente alavancar a sua carreira! Dessa forma e sempre com o questionamento de que “se os outros estão conseguindo, por que eu não conseguiria?”. E, claro, sempre colocando seus pontos de vista e seu tempero no atendimento, mas sem deixar de entender como o restante do mercado atuava.

Novo passo na carreira

Logo em seguida, com menos de 2 anos de parceria, Admar recebeu o convite para se preparar para liderar as  vendas, como um líder de fechamentos. Claro, o desafio foi aceito! E o interessante foi que a equipe a ser liderada por ele era a que ele já fazia parte, na mesma unidade no bairro Sion, no decorrer do 1 ano e 8 meses que atuou como corretor.

Ainda jovem, ele passou a ser líder, logo aos 22 anos, o que na época foi uma surpresa para todo mundo. Na empresa, todos reconheciam suas características como batalhador, mas – até o anúncio oficial – ninguém ainda sabia quem ficaria responsável por esses negócios. Até que em certa manhã ele apareceu junto da equipe em questão e disse que seria a pessoa a assumir. 

Os colegas de profissão, receberam muito bem a notícia, admirando sua força de vontade e trabalho, além dos resultados já conquistados. Dessa forma, todos apoiaram quando o Admar conseguiu dar esse importante passo. Afinal, quando a pessoa tem força de vontade, quando ela quer fazer acontecer, o outro observa e entende que também pode fechar ainda mais negócios e crescer junto, o que é bom para todos.    

Logo no primeiro dia de liderança, já surgiu uma boa proposta de venda, e, claro, o negócio foi fechado; a equipe seguiu muito prestativa. E olha que entre todos os integrantes do time, Admar era a pessoa mais nova, com 22 anos. O mais jovem, além dele, tinha 32 anos.

Então, com base nessa juventude, o discurso já vinha pronto, sua voz (que não parecia tão jovem) passava despercebida pelos clientes, mas quando acontecia o encontro presencial, sempre destacavam a questão da idade, mas também já havia uma resposta pronta para isso: “Somos novos, mas bons de serviço. Bora concretizar o seu negócio”.

Resultados e inovações como
líder de vendas

Como líder de vendas, foi alcançado números bem expressivos. Nos anos de 2008 e 2009, com uma equipe de 8 pessoas, foram alcançados altos resultados que até os dias atuais representam muito, mesmo 14 anos depois

Em alguns meses, as vendas giraram em torno de R$ 13 milhões, com 16 contratos fechados, algo muito além do padrão, principalmente no ano de 2020. Tudo isso com menos de 1 ano de atuação como fechador de negócios.

Dentro da própria atuação, Admar inovou e começou a realizar treinamentos focados na melhoria dos atendimentos, no primeiro contato com o cliente, o treinamento tinha o objetivo de aumentar ainda mais as conversões e medir a quantidade de imóveis mostrados dos corretores parceiros. 

O que chamou a atenção de outros líderes que começaram a replicar essa metodologia. Ação que foi muito bem vista, pois todos passaram a ter a mesma visão de que isso gerava um impacto positivo nas vendas fechadas. 

E assim, com esse feeling de inovação, o jovem e agora experiente Admar Cruz passou a mostrar vários dados que faziam muito sentido para os donos e fundadores da empresa! Além de desejar dar passos importantes na evolução, já pensando na presença online da Casa Mineira, com a implementação do Google Adwords, aprimoramento do site e outras iniciativas digitais, ainda bem iniciais, mas que foram importantes para a revolução que estava por vir. 

Essa proatividade, obviamente, chamou a atenção dos fundadores da Casa Mineira Ivan SIlva e José Santos, o que culminou, menos de 2 anos após virar líder, no convite para fazer parte da diretoria da empresa!

Claro, o convite foi aceito e já aos 24 anos esse desafio, como Diretor da Casa Mineira, foi assumido, deixando a equipe de vendas com uma outra pessoa que também já integrava o time, além de grande amigo, o Felipe Ricoy que, posteriormente, se tornou sócio da empresa também, vale destacar outro sócio da empresa, o André Queiroz, que foi muito importante nessa jornada.

Como diretor Admar conseguiu aumentar o número de corretores associados e implementar o processo que já vinha dando muito certo, posteriormente, foi institucionalizado no negócio. Ou seja, foi contratada uma nova pessoa para começar a conversar com esse mercado e entender suas demandas, atraindo mais corretores parceiros.

Em seguida foi dado o Start para a  criação dos setores de Marketing e Análise de Dados. Na época, ainda não havia grande estrutura, era tudo no excel e na boa vontade, muita coisa era medida de forma manual. Feito isso, a empresa começou a profissionalizar mais todo o negócio, levando mais tecnologia e pessoas focadas em diversos outros processos

Diante de tudo isso, surgiram diversas pessoas que foram fundamentais para esse processo que passava a Casa Mineira, que Admar faz questão de envolver o mérito de todos que passaram para a construção de uma empresa forte e sólida, respeitada nacionalmente. 

Partindo agora deste novo momento, em uma empresa que já vendia bem quando o Admar chegou à diretoria, em média de 40 a 50 imóveis por mês e cerca de 150 corretores, ou seja, uma empresa consolidada, mas ainda assim ninguém estava conformado, todos queriam fazer mais. 

Assim, surgiram novas iniciativas, que até hoje são reconhecidas no mercado nacional, como a criação da Secretária de Vendas, do Portal Casa Mineira e Time próprio de Tecnologia, pensando na evolução da empresa e do mercado.  

Tudo isso começou de forma pequena, claro, tiveram também ações que não deram muito certo, mas as que atraiam mais resultados foram ganhando investimentos, com destaque para a Secretária de Vendas, que foi quando os leads – que antes eram passados diretamente para corretores parceiros – começaram a receber acompanhamento mais de perto, tratando-os no primeiro atendimento e entregando para o corretor parceiro como visita agendada, ação que ajudou a melhorar as conversões em mais de 5 vezes em relação aos números da época, chegando a concluir mais de 400 vendas por mês. 

Um salto quase inimaginável no período! Tudo isso, seguindo a seguinte ideologia: “venda é ciência, é processo! Se tudo estiver bem definido e mapeado, com bom atendimento e acompanhamento, vai vender”!  

Então, com a Secretária de Vendas e um time próprio de Marketing gerando os leads com campanhas específicas, as vendas foram escalonadas

A partir daí, todos começaram a ficar mais tranquilos para investir em novos projetos, pois nada melhor do que o resultado. Assim, foi criado um time próprio focado para desenvolver um sistema específico para a Casa Mineira, aprimorando o site e o transformando em  Portal para imobiliárias parceiras, aumentando ainda mais a relevância do negócio e expandido, posteriormente o portal, para as demais cidades de Minas Gerais e, consequentemente, de todo o país, chegando a ter mais de 5 mil anunciantes e milhões de visualizações com um posicionamento orgânico invejável, tudo isso com uma equipe que contava com cerca de 5 a 8 competentes pessoas, cuidado e desenvolvendo toda essa tecnologia.

Em 2019, a Casa Mineira já era consolidada em vendas, foi então que houve uma aproximação do QuintoAndar junto ao departamento de locação, que era era gerido por outro Diretor da empresa, Daniel Santos, profissional muito competente. Dessa forma, foi iniciada uma parceria focada no trabalho com as locações em Belo Horizonte. 

Assim, houve mais vazão à locação, principalmente focado na captação. Na época, havia uma força de venda bem maior em relação às locações; as vendas representavam 90% da rentabilidade, contra 10% de locação.

Mas a locação era um posicionamento estratégico, existiam mais de 3 mil imóveis em carteira e, daí, foi tomada a decisão de unir a Casa Mineira ao QuintoAndar tendo em vista toda a tecnologia e força da empresa em locação

E esse foi um passo muito importante, houve muito aprendizado com essa parceria, o QuintoAndar é uma empresa muito séria e bem estruturada, com pessoas que querem o bem do mercado imobiliário e desejam evoluir por meio de processos organizados. 

Na época, a Casa Mineira ainda estava engatinhando no aspecto tecnológico, e essa parceria contribuiu muito para dar um salto importante, não à toa, houve aumento, na época, em 6 vezes no número mensal de imóveis captados para locação.

Já em 2020, em período de pandemia, o mercado ficou ainda mais aquecido, já que o lar virou uma prioridade para muitas pessoas! Isso deu uma alavancada nos resultados, apesar dos primeiros meses terem sido ruins para os negócios, até pela incerteza do momento. Mas, em seguida, a movimentação voltou a melhorar, chegando a 400 vendas por mês

O QuintoAndar havia entrado com compra e venda em São Paulo e, a partir daí, as duas empresas deram início às conversas para ampliar a parceria de locação,  também para as vendas.  No entanto, após muitos meses de conversas e planejamentos, chegaram ao consenso de que o melhor passo era o, de fato, da Casa Mineira virar QuintoAndar! Assim, em março de 2021, a Casa Mineira foi adquirida pelo QuintoAndar, gerado uma grande repercussão em toda a mídia nacional.

Isto é Dinheiro
QuintoAndar adquire Casa Mineira e se torna líder no País em vendas secundárias

Forbes
QuintoAndar compra imobiliária Casa Mineira e aposta em Belo Horizonte

Imobireport
QuintoAndar compra Casa Mineira: o que vem por aí?

Exame
QuintoAndar adquire Casa Mineira e vira líder também em venda de imóveis

StarSe
QuintoAndar compra Casa Mineira e se torna líder no setor imobiliário

Com a concretização deste negócio, abriu uma nova oportunidade para o Admar, já que em 2018 tinha se tornado sócio da Casa Mineira, cuidando de todo esse processo de transição, que envolveu muitos detalhes e acabou se mudando para São Paulo, agora trabalhando com Diretor Comercial do QuintoAndar.

Foi muito interessante a experiência de virada de modelo para os corretores de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, para um modelo de vendas como o da Casa Mineira em Belo Horizonte, e depois impulsionado por toda a força da tecnologia e marketing do QuintoAndar. 

Foi impulsionada as vendas e a carreira de muitos corretores parceiros, com uma metodologia com altas taxas de conversão. Foi muito gratificante para Admar ver corretores que faziam de 3 a 4 vendas por ano mudarem de patamar para até 3 a 4 vendas por mês.

E neste cargo ele ficou por 2 anos e 4 meses, em uma jornada incrível, de muito aprendizado e desafios a serem superados, levando a Secretária de Vendas para todo o país, com um modelo de atuação de compra e venda, focado em conversão e treinamento dos corretores parceiros. 

O QuintoAndar trouxe uma tecnologia que proporcionou uma conversão muito maior para o modelo Casa Mineira, transformando tudo em um modelo único de vendas, o Modelo QuintoAndar, e tudo isso culminou em uma experiência que realmente muda olhares e pensamentos, o que evoluiu Admar ainda mais como profissional.

Durante o primeiro ano, o foco foi na implementação do projeto de compra e venda. Depois disso, surgiu a possibilidade do projeto de aproximação com as imobiliárias, iniciando parcerias que, posteriormente, culminaram na criação da Rede QuintoAndar, um projeto precursor focado no compartilhamento de imóveis em parceria para aumentar a liquidez do mercado imobiliário e gerar mais vendas para todo mundo! 

Ou seja, foi um plano muito interessante, que proporcionou ao Admar contato direto com muitas empresas de todo o Brasil, enxergando potenciais parceiros, conversando com quem fazia sentido e ajustando o processo no decorrer do projeto!

Foi uma experiência para dar vida praticamente do zero a algo grande e importante em grande escala, colocando a mão na massa, entrevistando os primeiros corretores de São Paulo, mudando o condicionamento, alterando a forma de atuação dos corretores e quebrando paradigmas para implementar o que a gente fazia em Belo Horizonte. 

Da mesma forma, conversando com as primeiras imobiliárias para entrarem à Rede QuintoAndar e entenderem que estavam ali para fazer a diferença, aumentar os resultados e conseguir proporcionar a todos ganharem juntos. 

Admar não pode deixar de agradecer a todos envolvidos em sua carreira, principalmente aos colegas de trabalho, corretores parceiros e imobiliárias de todo o Brasil, que o ajudaram a construir uma carreira de sucesso.

Novos Voos à frente

Esse foi um grande desafio na carreira daquele jovem que logo aos 22 anos já surpreendeu muita gente, mais um desafio cumprido, que como define o próprio Admar, foi com muita satisfação e que agora continua na mão de excelentes profissionais, dando continuidade aos projetos.

Assim, já em 2023, no mês de julho, chegou ao fim o seu vínculo diário com o QuintoAndar, dentro da operação, mas segue atuando como sócio da empresa, conversando sempre com os times. Porém, agora, deseja seguir um novo processo de empreendedorismo, que é o que realmente o atrai. Admar pretende continuar inovando e evoluindo, dentro do Mercado Imobiliário.

Então, em 2023 e 2024, inicia o período de novos pensamentos, novas tratativas, se preparando para um próximo desafio, mas ainda sem uma atuação concreta, que com certeza será ligado ao mercado imobiliário, sem deixar, claro, de contribuir com o QuintoAndar que por consequência contribuiu para todo o ecossistema imobiliário que lhe deu oportunidade para construir sua carreira que o orgulha muito e pode fazer diferença na vida de muitas pessoas.