A Casa Mineira já investia e possuía o seu próprio time de tecnologia, que era responsável pelo site da Casa Mineira e pelo Sistema da Casa Mineira. Essa iniciativa, bem ousada, foi tomada pensando que seria possível conseguir ter uma equipe própria, apesar dos custos relativamente altos, para se ter uma situação customizada para o dia a dia, tanto no próprio sistema, como também conseguir fazer melhorias no site para potencializar o posicionamento orgânico, a melhoria em navegação e ter um squad focado nesses pontos.
E esse grupo trazia também insights valiosos, com uma troca que foi até bem interessante, pois o time comercial, passou a ter esse contato mais próximo com a equipe de tecnologia, e foi um grande aprendizado. Afinal, são pensamentos distintos, enriquecendo as discussões e complementando as estratégias.
E quando é dito que se complementa, é exatamente aquele feeling que a equipe comercial tem, com a parte teórica e técnica muito forte, além da lógica e racional do time de tecnologia, que são incríveis. Já a turma comercial tem essa questão de comunicação, a questão de estar próximo, de conversar, de saber como se posicionar, que complementa muito com essas habilidades do time de tecnologia.
E uma das discussões muito grandes naquele período era o excesso de áreas de atuação da Casa Mineira em Belo Horizonte. Foi observado que haviam algumas regiões que estavam no limite geográfico dessa área de atuação, de onde a empresa atuava e que os indicadores não eram bons, mas a Casa Mineira estava lá, porém com poucas vendas.
Havia, também, a equipe de inteligência de mercado que estava participando desse processo, junto com o time comercial e o de tecnologia, além do marketing. E, junto disso, havia um dilema muito forte, pois existiam imóveis publicados, com baixa geração de valor, poucas visitas, poucas vendas, desestimulando os corretores em visitar, sendo latente a necessidade de deixar de trabalhar em todas essas regiões.
Muitas vezes, o foco que precisava se dar aonde existia um resultado melhor ou era mais fácil melhorar a conversão em vendas, estava faltando recurso ou força, drenado por essas regiões.
Então, havia esse grande problema que era despublicar alguns imóveis. E para fazer isso, tinha que entrar em contato com os proprietários, e a reação esperada era de descontentamento, bem como a dos corretores parceiros que captaram esse imóvel.
Essa questão de como seria comunicado ficou em evidência. Partimos para um teste de despublicação, nessa comunicação aos proprietários, foi dito que em dois meses esses imóveis seriam despublicados. E, como esperado, a recepção foi bem ruim.
Os proprietários questionaram que, nos bairros principais, os imóveis eram importantes para a Casa Mineira, e nessas outras regiões, eram, de certa forma, descartáveis.
Criou-se um clima ruim, de insatisfação. E foi justamente esse problema que trouxe novos insights para que, antes de concluir essas despublicações, seria necessário fazer novas avaliações a respeito.
E em meio a isso, nessa pressão para tomar uma decisão, surgiu uma grande solução com o pensamento de que, se esses imóveis não eram interessantes para a Casa Mineira, talvez seriam para outras empresas e pessoas.
Foi aí que surgiu o convite para duas imobiliárias bem fortes em suas regiões para que elas, então, pudessem atender essas demandas. Porque, em caso de aceite, já havia uma solução para esses proprietários, até então insatisfeitos.
E essa ação surgiu com o objetivo de cumprir os compromissos feitos com os corretores parceiros e os próprios proprietários. E para o sucesso de todos, as imobiliárias aceitaram prosseguir com o atendimento desses imóveis.
Porém, com isso, surgiu um novo problema, pois com a não entrada de novos imóveis nessas regiões, o tráfego começou a cair bastante, ação que prejudicou nosso posicionamento orgânico, impactando inclusive na região de maior interesse.
Daí, juntando o trabalho das equipes multidisciplinares de tecnologia, marketing, inteligência de dados e comercial, além dessas próprias outras imobiliárias, surgiu o insight de dar continuidade a essas oportunidades no próprio site da empresa.
A partir daí, o time Casa Mineira começou a levar os imóveis publicados em outras imobiliárias para o próprio site que, até então, só tinham imóveis da região em que a empresa trabalhava.
Foi feito um novo acordo com as novas empresas parceiras, um percentual da venda muito baixo, mas, naquele momento, o foco não estava nos valores, mas na relevância do domínio online, o casamineira.com.br, porque, afinal, quanto mais imóveis, mais relevância ganhava o portal. E foi o que aconteceu na prática!
Os leads, dessas regiões de não atuação, foram repassados às imobiliárias que, claro, viam isso com ótimos olhos, afinal, os leads eram muito bem qualificados e vinham do forte marketing que a Casa Mineira possuía. E, com esse bom começo, novas imobiliárias começaram a fazer contato querendo entrar neste projeto, em um movimento orgânico que foi crescendo, funcionando bem para todos os envolvidos.
E, logo, a atuação passou a ser expandida para outros bairros, regiões e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em seguida, começaram a surgir negócios no interior de Minas e, assim, manteve-se em expansão.
Neste momento, Admar e o time da Casa Mineira entraram em consenso para começar a atuar dessa forma fora de Minas Gerais, precisamente em uma boa oportunidade no Rio de Janeiro.
Inicialmente, os resultados não foram os esperados, mas, em seguida, novos parceiros com 3, 5 e até 6 mil imóveis na base tiveram interesse em usar o que se tornaria o Portal Casa Mineira.
Nesse aspecto, Admar sentiu a necessidade de ir à capital fluminense, e como um bom mineiro, ir à praia é sempre uma alegria (hahahaha). Havia uma certa desconfiança dos cariocas, sobretudo pelo nome Casa Mineira, mas após conversas e elucidação de exemplos práticos de que o nome não atrapalharia, os imóveis foram publicados no site, em seguida, novos leads foram surgindo e repassados às imobiliárias do Rio de Janeiro.
Tudo isso fortaleceu, ainda mais, o tráfego do site. Consequentemente, novas oportunidades foram surgindo no próprio estado do Rio, e demais locais, como São Paulo, Porto Alegre e outras cidades do Sul e Nordeste.
Contudo, havia forte desconfiança de que esse processo continha interesses ocultos. Afinal, era uma prática muito inovadora para aquele período e as imobiliárias tinham certo receio de que o lead não fosse devidamente destinado a elas.
Para criar uma resolução a isso, a Casa Mineira decidiu entregar algo que agregasse valor, mostrando de forma mais ampla como a empresa atuava, com o objetivo de fortalecer o mercado imobiliário, além de expor os cases de sucesso, como a Secretária de Vendas.
Nesse sentido, surgiram encontros na própria sede da Casa Mineira, em Belo Horizonte, recebendo esses parceiros do Brasil inteiro, que ficaram muito curiosos para entender o que estava acontecendo ali, com tantas vendas sendo realizadas, e um índice de conversão nunca visto em imobiliárias em todo o Brasil, além do fato curioso de existir uma estrutura grandiosa (com um baita custo fixo) e amplo quadro de funcionários.
Ação que foi de grande sucesso, a partir disso foi gerada a autoridade e o Portal Casa Mineira se espalhou pelo país.
Esses encontros foram fundamentais, a partir deles a empresa cresceu ainda mais à base desses anunciantes, eles entendiam a relevância dessa prática para todo o mercado e o trabalho que era realizado naquele momento, foi um marco e mudou muito a relação de como imobiliárias tratam seus leads em todo o Brasil.
Dessa forma, a Casa Mineira, sem os anúncios externos, já contava com cerca de 100 mil acessos mensais. Com esse movimento, o número de acessos passou a ser de milhões.
Surgiu, então, a necessidade de profissionalizar tudo isso, trazendo profissionais capacitados e especializados em portais, designando, também, pessoas específicas do time comercial para tratar do novo Portal.
Assim, o Portal Casa Mineira virou um grande negócio, com uma receita considerável. Porém, mesmo assim, não era algo que retornava grande verba, mas funcionava muito bem para dar um posicionamento estratégico para a Casa Mineira, pois aumentava a exposição na internet, principalmente a exposição orgânica, e conseguiu-se ter uma proximidade do mercado para seguir em possibilidades de novas parcerias e de união do mercado.
Nas palavras enérgicas e entusiasta do próprio Admar, “foi um movimento muito gratificante, recebemos vários parceiros em Belo Horizonte, nos meus cálculos mais de 500 imobiliárias do Brasil inteiro visitaram a Casa Mineira. Tornando-se uma prática que continuou com o QuintoAndar, que é outro case super legal! Então, dividindo esse outro case de sucesso aqui, aproveito ainda para agradecer a todos que confiaram e que trabalharam nesse projeto de muito sucesso!”